Mensagem do Presidente

GRI 102-14, 102-15

No final de 2020, a Copagaz anunciou a aquisição da Liquigás em aliança com a Holding Itaúsa. Juntas, Copagaz e Liquigás formaram a Copa Energia, mudando a nossa história a partir de 2021, e nos tornando líderes no engarrafamento e distribuição do GLP no Brasil e na América Latina.
O ano foi marcado pela continuação da pandemia de Covid-19. Nossos esforços buscaram garantir a continuidade de nossas operações e preservar vidas, mantendo o distanciamento social e o trabalho remoto, focando na saúde de nossos colaboradores e no permanente compromisso e respeito aos nossos parceiros, fornecedores, clientes e comunidades do entorno.
Preocupados com a saúde mental das pessoas, oferecemos um programa de telemedicina para apoio psicológico e mantivemos acompanhamento constante das atividades, garantindo a integridade das nossas equipes e das nossas operações, de forma a manter todas as atividades seguras e protegidas, iniciado em 2020 e continuado em 2021.
Iniciamos o processo de integração das duas empresas, trazendo complexidade na transição. Tivemos uma série de desafios com a unificação de estruturas, políticas e processos, para garantir a gestão integrada das duas companhias. Ainda que o modelo de negócios fosse o mesmo, tratamos de culturas distintas que, até então, competiam entre si e agora passam a formar um só time! Culturas diversas que se unem para a construção de uma nova identidade e uma nova cultura, ganhando espaço para crescermos como um time integrado e preparado para novas oportunidades e mercados.
Em nossa abordagem ESG, a estrutura de governança foi revista e a Gestão dos Riscos e Compliance passou a ser reportado a mim diretamente. Políticas e procedimentos começaram a ser revistos. Atentos ao nosso compromisso com o Pacto Global das Nações Unidas, demos continuidade às ações sociais e ambientais, priorizando o Inventário de Emissões de GEE de acordo com as orientações do GHG Protocol, apresentadas neste relato, desenvolvido de acordo com os indicadores da GRI Standards, e procuramos contribuir com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Em médio e longo prazo, nossa proposta é continuar investindo na distribuição do GLP de forma cada vez mais responsável. Também na produção e comercialização de novas fontes de energia limpa e renovável, contribuindo para a transição da matriz energética necessária para a sustentabilidade do nosso planeta e alcance dos objetivos de desenvolvimento sustentável.
Reconheço e agradeço a contribuição de todos os nossos colaboradores que, com resiliência, dedicação e disciplina, estão se ajustando e se reinventando pela integração de nossas marcas Copagaz e Liquigás, nascendo um time forte na Copa Energia.
Boa leitura!

ANTONIO CARLOS MOREIRA TURQUETO (CAIO)

CEO e presidente do Conselho de Administração


Sobre o relatório

GRI 102-10, 102-40, 102-48, 102-49, 102-50, 102-51, 102-52, 102-53, 102-54, 102-56

Seja bem-vindo ao Relatório de Sustentabilidade Copa Energia 2021. Preparado em conformidade com a opção essencial das normas da Global Reporting Initiative (GRI), ele apresenta projetos, ações e resultados da companhia nos aspectos ambiental, social e de governança (ESG, do inglês Environmental, Social and Governance).

O conteúdo da publicação abrange o período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2021, contemplando dados relativos à Comunicação de Progresso dos princípios do Pacto Global da ONU, do qual a Copa Energia é signatária. A definição do conteúdo aqui tratado envolveu diversos grupos de colaboradores, no intuito de garantir, no melhor interesse de seus públicos, a cobertura e o detalhamento de temas relacionados ao desempenho econômico, social e ambiental da companhia. O conteúdo passou por auditoria externa de asseguração limitada dos auditores independentes BDO.

Materialidade

GRI 102-42, 102-43, 102-44, 102-46, 102-47

A Copa Energia deseja oferecer a seus leitores um relatório claro, objetivo e realmente alinhado aos interesses da companhia e de seus stakeholders. Para isso, em 2021 atualizou sua matriz de materialidade, com base em um processo de engajamento que envolveu sócios proprietários, fornecedores, associações, colaboradores, consumidor final, sindicato e mídia
O trabalho contou com 108 participantes, que responderam a um questionário baseado nas diretrizes da GRI e nos princípios do Pacto Global – preceitos que orientam os relatos de sustentabilidade da Copa Energia. Abordando assuntos que compõem os pilares de ESG, foi possível chegar a seis temas materiais prioritários para a Copa Energia e seus stakeholders: Direitos Humanos, Atração e Retenção de Talentos, Gestão de Fornecedores e Parceiros, Qualidade dos Produtos e Prestação de Serviços, Recursos Energéticos e Estratégia Climática.

Direitos Humanos

Atração e Retenção de Talentos

Gestão de Fornecedores e Parceiros

Qualidade dos produtos e serviços

Recursos Energéticos

Estratégia Climática

Engajamento de stakeholders

Consumidor Final

Fornecedores

Associações

Colaboradores

Sindicato

Governo

Direitos Humanos


Quem Somos

GRI 102-1, 102-2, 102-3, 102-4, 102-5, 102-6, 102-7

A Copa Energia

Copa Energia tem o propósito de energizar vidas e negócios de forma sustentável a partir de soluções sustentáveis, confiáveis e que aquecem, alimentam e movem o país. É a líder na distribuição de GLP – Gás Liquefeito de Petróleo do Brasil e a maior distribuidora da América Latina.
As nossas duas marcas, Copagaz e Liquigás, já conceituadas e consolidadas no mercado nacional respondem juntas por:

COPAGAZ DISTRIBUIDORA DE GÁS S.A.

Fundada em 1955 pelo pioneiro Ueze Elias Zahran (já falecido), em Campo Grande (MS), em 1955, tempo em que começava a expansão do setor no país, com as refinarias de petróleo iniciando a distribuição do GLP. A companhia, hoje, é uma sociedade anônima de capital fechado, tendo como acionista controladora a MS Administração e Participações S.A. e como acionista minoritário relevante a Itaúsa S.A.
Aquece milhões de residências e potencializa milhares de indústrias e estabelecimentos comerciais. Mas isso ainda é o começo. Constantemente implementando novas tecnologias para garantir a entrega contínua de seus serviços, com eficiência, qualidade e sustentabilidade.

LIQUIGÁS DISTRIBUIDORA S.A.

Sociedade anônima de capital fechado, teve seu início na Itália logo depois da Segunda Guerra. Em 1954 constitui a Liquigás do Brasil, pertencendo ao Grupo Agip Brasil S.A. Em agosto de 2004 a empresa passou a integrar o sistema Petrobrás tendo sido privatizada em novembro de 2019. Em 2020 foi comprada pela Copagaz Distribuidora de Gás S.A.
Sinônimo de qualidade e confiança, a Liquigás está presente na vida de tantos brasileiros e é resultado de um projeto continuado de eficiência e de desenvolvimento de novos produtos. Sempre tendo como foco oferecer o melhor atendimento em cada rota que percorre.

Formas de Gestão

GRI 103-1, 103-2, 103-3

A gestão da Copa Energia baseia-se no tripé da sustentabilidade, considerando indissociáveis os aspectos ambiental, social e econômico na condução de seu negócio. Cientes de que o foco e a eficiência são essenciais nessa abordagem, a liderança e os gestores de todas as áreas da companhia empenham-se em definir caminhos, reforçando a comunicação interna e buscando envolver todos os colaboradores.
Metas, políticas e processos são revisados, tornando a operação mais segura, eficiente e sustentável. Esse trabalho permite reduzir o consumo de recursos e melhorar o desempenho ambiental.

Temas Materias

Direitos Humanos

Atração e Retenção de Talentos

Gestão de Fornecedores e Parceiros

Qualidade dos Produtos e Prestação de Serviços

Recursos Energéticos

Estratégia Climática

Objetivos do Desenvolvimento Sustentável

Como signatária do Pacto Global da ONU desde 2003, a Copa Energia, preocupada com a perenidade de suas operações, contribui para a implementação da Agenda 2030 na forma de metas em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), de acordo com o core business da sua operação.

Posicionamento frente à Pandemia de COVID-19

GRI 103-1, 103-2, 103-3

O ano de 2021 foi um ano em que os colaboradores da Copa Energia enfrentaram uma enorme complexidade de trabalho na integração da Copagaz e Liquigás, duas grandes empresas com todas as peculiaridades que precisavam se fundir e posicionaram-se frente à pandemia de COVID-19 dando continuidade às diversas ações já adotadas pela Copagaz e pela Liquigás no ano anterior.

O ano de 2021 foi um ano em que os colaboradores da Copa Energia enfrentaram uma enorme complexidade de trabalho na integração da Copagaz e Liquigás, duas grandes empresas com todas as peculiaridades que precisavam se fundir e posicionaram-se frente à pandemia de COVID-19 dando continuidade às diversas ações já adotadas pela Copagaz e pela Liquigás no ano anterior.

– Manutenção do Comitê de Crise, com a participação da Alta Direção, para acompanhar a evolução dos casos e dos cenários interno e externo, bem como determinar medidas preventivas e mitigadoras.

– Monitoramento de casos suspeitos e confirmados.

– Elaboração de materiais para garantir a comunicação eficaz, mantendo os públicos internos e externos informados sobre as diretrizes e medidas preventivas e mitigadoras em andamento.

– Elaboração de notas técnicas internas para dar suporte à implantação de medidas preventivas pelas áreas da companhia.

– Manutenção das recomendações feitas pelos protocolos sanitários dos órgãos governamentais.

– Fornecimento dos materiais necessários para a prevenção do contágio, como máscara descartável e álcool em gel 70% para todos os colaboradores, inclusive temporários e terceirizados.

– Estabelecimento da obrigatoriedade da vacinação contra covid-19 para os colaboradores.

– Subsídio da vacinação contra gripe para todos os colaboradores interessados.

Grande parte dos colaboradores da Copa Energia já completaram o esquema vacinal contra covid-19 (primeira e segunda dose ou dose única) e estão tomando a dose de reforço conforme determinação do Ministério da Saúde.


Governança Corporativa

GRI 102-18, 102-20, 102-23, 102-24, 102-32

A Copa Energia reconhece a relevância de uma governança corporativa bem estruturada, que garanta princípios fundamentais como ética, transparência, equidade e cumprimento da lei. As boas práticas nessa área preservam o melhor interesse da companhia e de seus acionistas, bem como agregam valor à sociedade, propiciando sucesso, crescimento e perenidade.

Estrutura de governança corporativa

A estrutura de governança da Copa Energia conta com Conselho de Administração, Diretoria Executiva, Comitê de Auditoria e Comitê de Pessoas e Remuneração.
A Diretoria Executiva da Copa Energia presidida por Antonio Carlos Moreira Turqueto (Caio) é o órgão que atua no melhor interesse da companhia e pelo melhor retorno financeiro a seus acionistas, sempre buscando mitigar os riscos do negócio. Entre suas responsabilidades está o acompanhamento dos trabalhos e resultados dos demais diretores – Administrativo e Financeiro, Comercial, de Operações, Jurídico e de Planejamento e Gestão e RH –, inclusive propiciando o alinhamento à cultura corporativa, às perspectivas e às estratégias da empresa. A relação entre a Diretoria Executiva e os acionistas é mediada pelo Conselho de Administração, que se reporta aos acionistas, bem como orienta e acompanha a gestão da Diretoria.

Ética e transparência

GRI 102-17, 205-1, 205-2, 205-3, 206-1

Códigos e políticas

Para estabelecer os princípios éticos e comportamentais que norteiam a atuação da Copa Energia e de todos os seus colaboradores, em todos os níveis hierárquicos, em agosto a companhia publicou seu Código de Conduta Ética. Este documento foi objeto de criteriosa elaboração, realizada em processo participativo que envolveu representantes do Comitê de Ética, da Liderança e da Alta Administração da Companhia, tendo como objetivo informar os valores e conduta esperados dos seus colaboradores e possibilitar que todas as relações, internas e externas da Companhia, estruturem-se de acordo com os valores e princípios nele estabelecidos.

Canais abertos

A companhia dispõe de Canal de Denúncia que foi criado para receber denúncias sobre o descumprimento de Políticas, Normas, Procedimentos e leis, dentro dos princípios de integridade, transparência e ética da companhia. As denúncias de condutas antiéticas podem ser sobre: fraude e corrupção, violência no trabalho, Segurança Meio Ambiente e Saúde, danos patrimoniais e extrapatrimoniais e concorrencial.

Compliance

A Copa Energia possui um robusto Programa de Compliance, cujo objetivo é atuar de forma preventiva, combativa e na mitigação de riscos, por meio de mecanismos efetivos para a prevenção ao descumprimento de leis, regulamentos, políticas e diretrizes, combatendo fraudes, corrupção, lavagem de dinheiro, e desvios de conduta ética, orientado e treinando os colaboradores para atuarem sempre em conformidade com a Lei, o Código de Conduta Ética, políticas, normativas, e com os princípios da Companhia, buscando manter os mais altos padrões éticos.
A ética, a transparência e a integridade são valores que fazem parte da Copa Energia e são inegociáveis em todas as relações da Companhia.
A companhia adota diversos procedimentos para atuar nesse tema, e alguns são destacados a seguir.

Desempenho Financeiro

Valor econômico direto gerado e distribuído – Demonstrativo de valor adicionado resumido (milhões R$)

GRI 201-1

Distribuição do valor adicionado (DVA) (%)

GRI 201-1


Desempenho Social

A Copa Energia cultiva um relacionamento de aprendizado mútuo com seus stakeholders, desde colaboradores, revendedores, fornecedores, comunidade e governo.

Revendedores

A distribuição de GLP no Brasil apresenta grande capilaridade, sendo garantida por uma rede varejista vasta e ramificada. A Copa Energia participa dessa distribuição com uma rede de 4.688 revendas, que garantem a chegada do GLP ao consumidor final de forma segura, confiável e com qualidade, além de prestar um eficiente trabalho de assistência técnica. Em 2021, a companhia contou com a abertura de 913 novas revendas.
Conferindo o mais alto valor a quem representa suas marcas, a Copa Energia cultiva um relacionamento de aprendizado mútuo com suas revendas, mantendo programas de relacionamento e ações de apoio voltados a esse público fundamental.

Programa de Capacitação de Revendas (Procap)

O Procap completou 11 anos de existência com mais 62 mil treinamentos pelas equipes comerciais desde sua criação. Ainda que impossibilitados de estar o ano todo presentes diretamente na revenda, em 2021 foram realizados quase 1.100 treinamentos ministrados pelas equipes comerciais da Copa Energia, sendo os principais temas abordados Legislação, Meios Digitais e Atendimento.
Desde de 2020 foram realizadas ações estimulando a revenda Liquigás na utilização dos meios digitais como aproximação do cliente. Foram realizados treinamento por meio das lives para as revendas das marcas Copagaz e Liquigás, esclarecendo as dúvidas do revendedor ao vivo. Para isso, foi desenvolvida uma revenda virtual com aplicação da nova padronização, com a qual os apresentadores interagiram e deram suporte aos revendedores

Diagnóstico de Gestão de Revendas (DGR)

Ferramenta desenvolvida com o objetivo de aprimorar a gestão das revendas Liquigás de modo a obter melhores resultados e elevar o seu nível de competitividade. Foi aplicado em 200 revendas em 2021.

Conselho Consultivo de Revendedores Liquigás (CCRL)

O CCRL, desde a sua criação em 2012, já realizou 36 reuniões, sendo um importante canal de comunicação direta entre os revendedores e a Companhia. Em 2021 realizou duas reuniões, abordando, entre outros, planos e projetos relacionados à divulgação da marca, melhoria no atendimento, treinamentos, incentivo ao trade e avaliação dos recursos do Fundo de Marketing. Os eventos possibilitaram a troca de experiências entre revendedores de todo o Brasil sobre as campanhas promocionais e de incentivo para manter a equipe motivada e capacitada.

Fundo de Marketing

Lançado em 2012 para reunir os investimentos e força da revenda Liquigás e da distribuidora; criar diferenciação promovendo as vendas e a marca; padronizar as ações e mensagem ao consumidor e ter presença mais próxima do consumidor.
Desde a sua criação, já envolveu investimento de R$ 170 milhões, sendo 69% por parte da Liquigás e 31% do fundo. Em 2021 foram investidos cerca de R$ 12 milhões, com a adesão das revendas ativas que, juntas, representam 73% do volume de vendas da área Envasado da Liquigás. A verba do Fundo de Marketing é utilizada em ações como campanhas de promoção ao consumidor final e incentivo à revenda e sua equipe, reunindo a força da Companhia e Rede de Revendas para realizar ações relevantes e de maior repercussão.

Incentivo ao trade

Para as revendas Copagaz e Liquigás foram realizadas duas campanhas de incentivo, a fim de valorizar as revendas parceiras e reconhecer as melhores do Brasil. As campanhas foram segmentadas por marca:
Clube Cheio de Gaz. Um programa de incentivo existente desde 2018, um programa de incentivo exclusivo para revendas vinculadas Copagaz, ou seja, que atuam exclusivamente com a marca. O programa conta com ações de premiação trimestral com metas de vendas, treinamento do revendedor e engajamento na ação. Já distribuiu diversos prêmios no catálogo de prêmios, além de premiações como triciclo para transportar o GLP, desktop, smartphone e para comemorar os 66 anos da marca Copagaz, a última premiação de 2021 foi de R$ 66.000,00 em créditos no Picpay.
Desafio Liquigás. Desde 2012, são realizadas campanhas de incentivo para as revendas participantes do Fundo de Marketing, com duração de cerca de 5 meses. Além de reconhecer as melhores revendas do Brasil, distribui milhares de prêmios às revendas e suas equipes, promovendo boas práticas e incentivando a equipe a vender mais. A companha já distribuiu milhares de prêmios em um catálogo de prêmios, Picpay, Viagem e Carga de gás. A novidade em 2021 foi trazer o Megaincentivo Desafio Liquigás – Você é o Gás da Mudança, ou seja, trouxemos um investimento ainda maior na ação deste ano para valorizar a importância do revendedor e sua equipe neste processo de mudança, com a marca repaginada e sendo parte da Copa Energia.

Desempenho Ambiental

A Copa Energia trabalha para expandir e consolidar a cultura do consumo consciente de insumos e recursos.

Água

A Copa Energia trabalha para expandir e consolidar a cultura do consumo consciente de insumos e recursos. Sendo a água um recurso de vital importância, possui indicador específico denominado “Consumo de Água” no Sistema de Gestão Ambiental (SGA) da Copa Energia, sendo controlado o consumo de água (m3/mês) nas unidades operacionais tanto da rede de fornecimento pública quanto o consumo de água subterrânea (poço artesiano). As publicações e treinamentos dedicados à educação ambiental também abordam o assunto, que é item crítico do Manual de Boas Práticas Ambientais da empresa.

Consumo de água

GRI 303-1, 303-2, 303-3, 303-4, 303-5, 306-1, 306-5

Como os processos de envase do GLP não requerem a incorporação de água para obtenção do produto, toda a água consumida pela Copa Energia é destinada ao abastecimento humano (cozinha, banheiros, bebedouros etc.), sistema de combate a incêndio e operações de apoio à produção, como lavagem de botijões. Para seu abastecimento, a companhia conta com a rede de fornecimento pública, que é complementada com a extração de água subterrânea através de poços artesianos nos locais onde não existe rede de abastecimento, ou ainda por aquisição de caminhões-pipa de água potável. Todas as fontes subterrâneas ou superficiais para uso de água são devidamente outorgadas pelos órgãos ambientais competentes.
O consumo de água da empresa é controlado por meio do Sistema de Indicadores de Sustentabilidade (SIS), que reúne e permite monitorar os dados mensais de cada unidade, possibilitando a identificação de possíveis desvios no padrão de consumo.

Sumário GRI Standards